Encontro UniverCidades: Ideias para Lisboa
Nos dias 28 e 29 de abril o CIUL acolhe uma nova edição do Encontro UniverCidades: Ideias para Lisboa.
Com uma periodicidade anual, esta rubrica visa dar a conhecer, de forma dialogante, trabalhos académicos de referência sobre Lisboa, desenvolvidos por alunos e investigadores, tendo por base áreas estratégicas definidas pela CML, em colaboração com as Faculdades e Institutos parceiros.
A Academia é por excelência um centro de produção de novas ideias e cabe ao CIUL promovê-las e comunicá-las, apontando caminhos para o futuro.
No dia 28 de abril serão apresentados, no CIUL, estudos e propostas para o desenvolvimento de Lisboa, tendo em conta os desafios e as preocupações que se colocam hoje na gestão das cidades.
Para a tarde do dia 29 de abril, está prevista uma visita guiada e comentada ao Parque Florestal de Monsanto em Lisboa:
Povoado Calcolítico dos Montes Claros, pelo Centro de Arqueologia de Lisboa
Centro de Interpretação de Monsanto, pela Divisão de Gestão do Parque Florestal do Monsanto e de Sensibilização Ambiental
Localizado no centro da Cidade de Lisboa, o Parque Florestal de Monsanto remonta a 1 de novembro de 1934, data em que foi promulgado o Decreto-Lei nº 24625 que propõe a sua criação, numa então área de antigas e gastas terras de seara. A vontade parte de Duarte Pacheco, então ministro das Obras Públicas, que pretende dotar a cidade de uma área verde de grandes dimensões. O traço, de Francisco Keil do Amaral que se inspira em exemplos de outras capitais europeias. Hoje é a maior área verde da cidade, habitat de uma diversidade de fauna e flora que escondem a sua origem pré-histórica, ainda visível no território. O passeio irá abordar a biodiversidade desta área, com uma visita ao Centro de Interpretação de Monsanto, onde se inclui uma visita à Fito ETAR, e o seu passado calcolítico, no povoado junto aos Montes Claros.